Barreiro

Estudo diz que Porto de Setúbal é mais barato do que o Barreiro

Estudo diz que Porto de Setúbal é mais barato do que o Barreiro

O custo das dragagens necessárias para manter aberto o canal de acesso ao futuro terminal do Barreiro implica um acréscimo de custo da operação portuária superior a 7 euros por tonelada de carga movimentada, tornando a operação no Porto de Setúbal “bastante mais vantajosa.” Esta é uma das conclusões do estudo que o investigador José Augusto Felício vai apresentar na conferência que a Comunidade Portuária de Setúbal (CPS) realiza no dia 4 de dezembro, no Fórum Luisa Todi.

Outra das conclusões desta análise comparativa revela que o transporte de carga portuária para a margem norte do Tejo é mais rápido se for feito a partir de Setúbal do que a partir da Trafaria ou do Barreiro. “A distância entre Setúbal e Lisboa, por via ferroviária e em matéria de movimentação de carga, é mais curta do que a distância entre Barreiro e Lisboa ou Trafaria e Lisboa. Acresce que o custo da operação de cargas no porto de Setúbal é mais baixo quer em relação ao Barreiro quer em relação à Trafaria”, explica o estudo.

Estas são algumas das vantagens estratégicas do Porto de Setúbal que a CPS quer mostrar ao país na conferência, uma iniciativa que vai contar com a presença do Secretário de Estados dos Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever