De acordo com as previsões da consultora, até 2013 cerca de 15% das viaturas compradas pelos portugueses serão feitas no mercado online, e prevê que para 2015 essa percentagem chegue aos 30%.
“Não temos dúvidas em afirmar que a forma como é entendido hoje o conceito de stand está a morrer e que quem não se souber adaptar aos novos tempos que aí vêm, deixará de ter lugar no mercado, por estar amarrado a um modelo que se tornará obsoleto”, assegura João Corga, diretor-geral da MBM Mobile.
Os stands enfrentam, ainda, a condicionante de terem sempre carros em stock, o que os leva a induzirem os clientes pela sua aquisição. “Este modelo é de há 50 anos, está mais do que ultrapassado e é a prova de uma gestão de negócio inadaptada à realidade económica do momento pois, atualmente, a filosofia de negócio tem obrigatoriamente enfoque no relacionamento com o cliente – a diferenciação está na vantagem e na capacidade de fornecer respostas objetivas em tempo real”, adiantou aquele responsável.
Depois de uma análise de mercado e dos resultados da empresa, João Corga, está convicto de que o comércio eletrónico “tornou-se hoje num pilar de vendas”, “alterando a forma de relacionamento entre clientes e fornecedores ou entre parceiros de negócios”.