De acordo com aquele relatório, 30% das frotas europeias não têm atualmente um plano em vigor para responder à tão esperada regulamentação europeia de CO2. No mais recente Livro Branco sobre os Transportes, a Comissão Europeia deu indicações claras que mais regulamentação e impostos sobre o combustível e a emissão de CO2 serão introduzidos nos próximos dez anos.
“O setor do transporte rodoviário de mercadorias está a enfrentar uma enorme pressão para ajudar a atingir os ambiciosos objetivos da Europa quanto às alterações climáticas, mas apesar do seu compromisso para com a poupança do combustível, achámos que muitas frotas podiam estar mais bem preparadas para fazer face ao custo e aos impactos operacionais de uma potencial regulamentação sobre o carbono”, afirmou Michel Rzonzef, vice-presidente, Goodyear Dunlop Commercial Tire Business EMEA.
O inquérito confirmou que “a esmagadora maioria” das frotas já tem em vigor fortes medidas de eficiência no consumo de combustível e, por isso, esforça-se para ver o que pode fazer no sentido de melhorar a eficiência e a baixa emissão de carbono para atingir objetivos ainda mais fortes. “O nível baixo de resistência ao rolamento dos pneus é uma opção para melhorar a eficiência de consumo de combustível de uma frota, entre outras, tais como a formação de condução ecológica para camionistas, a melhoria da logística, o planeamento da rota e a aerodinâmica nos veículos”, acrescenta.
Objetivo para 2020
Apenas 8% das frotas não tomaram medidas para reduzir o consumo de combustível, as transportadoras rodoviárias europeias estão céticas sobre o que podem fazer mais, para aumentar a eficiência no consumo de combustível e reduzir a emissão de CO2.
Atualmente, sete em dez frotas europeias trabalham no sentido de um objetivo ao qual se impuseram para reduzir o consumo de combustível e a emissão de CO2.