Portugal continua a ser o principal fornecedor de Cabo Verde e conta já com cerca de 60% do total das importações daquele arquipélago. Na lista de exportações estão incluídos produtos alimentares, combustíveis minerais e lubrificantes, produtos químicos, artigos de papelaria, construção, hotelaria, artigos para o lar, bem como, maquinaria e equipamentos diversos.
Com o objetivo de dinamizar a presença portuguesa na Feira Internacional de Cabo Verde e as exportações para este mercado, a organização do evento está a receber inscrições de empresas nacionais, dos mais variados sectores de atividade, interessadas em participar.
À semelhança da edição de 2012, para além da presença na feira, está prevista a realização de um Seminário Empresarial, no qual as empresas portuguesas poderão conhecer as principais oportunidades de negócio e de investimento em Cabo Verde.
Jorge Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP, considera que “esta participação representa uma excelente oportunidade para conhecer e contactar empresários, associações empresariais e autoridades cabo-verdianas, bem como empresários dos países limítrofes da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), potenciando assim negócios ou parcerias entre os dois países e plataformas de exportação para outros mercados”.