O acordo de colaboração H2Accelerate, que envolve, entre outros, a Daimler Truck, a Volvo Group, e o Iveco Group, garantiu o financiamento de duas das suas principais iniciativas: a implantação de oito estações de abastecimento de hidrogénio para veículos pesados e um projeto para 150 camiões a pilha de combustível.
Segundo explicado em comunicado, estes projetos vão permitir que camiões e equipamento de abastecimento sejam testados em condições reais, esperando-se que constituam um passo fundamental para a comercialização em massa da tecnologia.
No âmbito do projeto H2Accelerate TRUCKS, os camiões serão lançados em toda a Europa até meados da presente década de 2020, proporcionando o desenvolvimento da tecnologia para o fabrico em série dos veículos pelos três principais OEM na segunda metade da mesma década. Prevê-se que os camiões sejam lançados na primeira fase sejam do tipo 4×2 ou 6×2, com uma capacidade de carga até 44 toneladas e autonomia de pelo menos 600 quilómetros.
O financiamento concedido pela Clean Hydrogen Partnership, no valor de 30 milhões de euros, permitirá a implementação coordenada de veículos pesados zero emissões.
Também o projeto H2Accelerate Inaugural Station Deployment (ISD) beneficia diretamente do sucesso do projeto H2Accelerate TRUCKS. Esta iniciativa vai apoiar a implantação de oito postos de abastecimento de hidrogénio em França e nos Países Baixos.
Cada um destes postos de abastecimento terá uma capacidade superior (>1 tonelada/dia) à de qualquer posto público atualmente em funcionamento e visará níveis ultra-elevados de disponibilidade através da utilização da redundância N+1 na conceção da infraestrutura.
Os postos de abastecimento serão posicionados ao longo dos principais corredores de transporte da RTE-T. O financiamento foi concedido pela Connecting Europe Facility Alternative Fuels Infrastructure Funding.
Os membros da infraestrutura H2Accelerate pretendem complementar esta rede inicial com a continuação da futura implementação de postos de abastecimento ao longo de corredores estratégicos entre a Escandinávia e o Norte de Itália.