Energias Renováveis

Investigadores separam água do mar para produzir hidrogénio verde

Investigadores separam água do mar para produzir hidrogénio verde

Um grupo de investigadores conseguiu separar a água do mar, sem pré-tratamento, em oxigénio e hidrogénio para a produção de hidrogénio verde.

Segundo explicado em comunicado, a equipa internacional liderada pelos investigadores na Universidade de Adelaide (Austrália), Shizhang Qiao e Yao Zheng, conseguiu separar a água do mar “com quase 100% de eficiência, para produzir hidrogénio verde através da eletrólise, utilizando um catalisador não precioso e barato num eletrolisador comercial”.

“Usámos a água do mar como matéria-prima sem necessidade de quaisquer processos de pré-tratamento como osmose inversa, purificação ou alcalinização”, explicou o investigador Yao Zheng.

“Os eletrolisadores atuais são operados com eletrólitos de água altamente purificados. O aumento da procura de hidrogénio para substituir parcial ou totalmente a energia gerada pelos combustíveis fósseis aumentará significativamente a escassez de recursos de água doce cada vez mais limitados”, notou o também professor.

Apesar do potencial, a eletrólise da água do mar ainda está em desenvolvimento precoce comparado com a eletrólise de água pura devido às reações laterais do elétrodo, e a corrosão decorrente das complexidades da utilização deste tipo de água.

A equipa pretende agora trabalhar na ampliação do sistema utilizando um eletrólise maior para que possa ser usado em processos comerciais como a geração de hidrogénio para pilhas de combustível e síntese de amoníaco.

A investigação foi publicada na revista científica Nature Energy.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever