A Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA) atribuiu à Auchan Retail Portugal o selo ‘Produção Sustentável Consumo Responsável’, fruto do projeto estratégico da insígnia denominado “Militantes do desperdício zero”.
Segundo explicado em comunicado, para esta distinção, contribuiu um conjunto de iniciativas que tem vindo a desenvolver como a Birdbox.
As vendas em loja da Birdbox, nos anos 2021 e 2022, permitiram contribuir com cerca de 130 mil euros, o que representa cerca de 40 mil refeições solidárias disponibilizadas pela Cruz Vermelha Portuguesa a cidadãos em condição de vulnerabilidade.
Já no âmbito da estratégia ‘Desperdício Zero’, a empresa tem desenvolvido iniciativas que passam, entre outras, por uma oferta comercial que permite ao cliente comprar apenas a quantidade que necessita, como é o caso da venda avulso, ou pela compra de produtos com desconto, cuja data de validade se aproxima do fim (produtos identificados com etiqueta laranja de desconto).
No combate ao desperdício alimentar, a Auchan Retail Portugal conta outras iniciativas como a parceria com a Too Good To Go, desde 2020, que já permitiu salvar cerca de 175 mil refeições e reduzir cerca de 435 toneladas de CO2; ações de economia circular, como o pão para culinária (venda de pão do dia anterior, que pode ser utilizado para culinária a um preço mais baixo), o bolo de banana (feito com as bananas demasiado maduras da loja) e o PET natural (carne em aproximação da data de validade, que vem diretamente da secção do Talho, para cães e gatos.