Energias Renováveis

Hidrogénio verde vai ser injetado na rede de gás de Évora

Hidrogénio verde vai ser injetado na rede de gás de Évora

A Fusion Fuel, produtora de hidrogénio verde a partir da eletrólise da água, está a construir uma infraestrutura de ligação à rede de gás de Évora (que funciona em ciclo fechado). No espaço de seis meses, o hidrogénio verde produzido pela empresa poderá chegar a cerca de oito mil casas, em parceria com a Floene (antiga Galp Gás Natural Distribuição) e com uma terceira empresa, cujo nome ainda está para ser anunciado.

Segundo explicado pelo Jornal de Negócios, esse outro parceiro do projeto de Évora irá, na prática, comprar o hidrogénio à Fusion Fuel, misturá-lo com gás natural e injetá-lo na rede.

Atualmente a Fusion Fuel, que produz hidrogénio verde em Évora, está a armazenar a produção em garrafas, funcionando como um backup de armazenamento de energia, já que pode ser reconvertido novamente em eletricidade e injetado na rede quando necessário.

“Trata-se de uma central de produção de hidrogénio pequena, que está a acoplada a uma outra central fotovoltaica, quase como se fosse uma central híbrida. Numa parte produzimos energia e injetamos na rede, noutra usamos a energia para a eletrólise”, explicou o responsável pela Fusion Fuel em Portugal, Pedro Caçorino Dias.

A Fusion Fuel pretende ainda participar nos novos leilões de gases renováveis que serão lançados pelo Governo.  “Os preços definidos estão de acordo com a expectativa nacional e da União Europeia face aos preços do hidrogénio. Vamos entrar no leilão, com certeza”, garantiu o responsável.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever