Iniciada ligação ferroviária intermodal entre Portugal e Alemanha

Iniciada ligação ferroviária intermodal entre Portugal e Alemanha

Foi iniciada a ligação ferroviária intermodal de mercadorias entre Portugal e Alemanha. Desenvolvida e implementada pela empresa alemã DB Schenker, esta ligação pretende dar sequência ao projeto ‘Sinergias de Transporte’, promovido pela Volkswagen Autoeuropa e pela AICEP.

Segundo a AICEP, esta ação, que reuniu mais de três dezenas de empresas exportadoras e também as operadoras de transportes teve como objetivo avaliar sinergias, reduzir os custos de transporte e potenciar o crescimento sustentado e a competitividade do tecido industrial português, essenciais à promoção das exportações nacionais.

Com este novo comboio de mercadorias entre aqueles dois países, será agilizado o transporte intermodal, que combina as vantagens do transporte terrestre com a flexibilidade e as vantagens económicas do transporte ferroviário. O trânsito por via ferroviária, iniciado semanalmente pela DB Schenker entre Portugal e Alemanha, tem a duração de três dias entre o ponto de partida e o ponto de chegada, num total de 2700 km.

“Esta solução de transporte tem assinaláveis vantagens, entre as quais a maior estabilidade de preços do transporte ferroviário, bem como a ausência de flutuações no preço dos combustíveis e portagens e de restrições à circulação”, destaca a AICEP.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever