A IVECO lançou dois novos projetos para promover sustentabilidade no setor: o IVECO Ambassador e o “Plant the Future”. Em comunicado, a empresa revela que, com o primeiro, pretende elevar o perfil do gás natural e destacar o compromisso da marca para com o ambiente. O programa quer “para dar voz aos clientes, entusiastas e parceiros que partilham os valores da marca sobre diferentes temas e, assim, reconhecer as suas ações nestas áreas”.
Os primeiros Embaixadores IVECO selecionados foram transportadores que partilham a aposta da marca no gás natural e contribuem para a proteção do ambiente através da operação de veículos IVECO a GNL e bio-GNL na sua frota. O projeto está já em andamento nos mercados onde o gás natural está mais amplamente disponível, tais como Itália, França e Reino Unido.
Paralelamente, a IVECO lançou o projeto “Plant the Future”, que, através de parcerias com organizações de reflorestação, pretende plantar uma floresta internacional IVECO, constituída por projetos de plantação de árvores em diferentes países. Na Alemanha, a IVECO plantará uma árvore por cada IVECO S-WAY vendido novo e por cada IVECO Stralis NP vendido usado, através do projeto de reflorestação PLANT-MY-TREE, criado para compensar as emissões de carbono. O seu objetivo é plantar pelo menos 1.000 árvores, para compensar as mais de 1.237 toneladas de CO2 nos próximos 99 anos.
Em Itália, a IVECO associou-se à plataforma de comércio eletrónico Treedom, que plantará 300 árvores, 30 em Itália e as restantes noutros locais do planeta. Algumas destas árvores serão dedicadas aos Embaixadores IVECO dos respetivos países, os quais irão receber um código que lhes permitirá escolher a sua árvore e onde a plantar. Já na Polónia a marca estabeleceu uma parceria com a Ecobal, organização dedicada à proteção das florestas, que irá plantar 5.000 mudas de árvores num terreno de cinco hectares.
Comentário da IVECO
Giandomenico Fioretti, Diretor de Propulsões Alternativas da IVECO, comentou: “Na IVECO, acreditamos que o gás natural tem um papel fundamental a desempenhar no caminho para os transportes ‘zero carbono’”.
“Atualmente, o biometano é responsável por 17% do gás natural utilizado nos transportes. A sua utilização deverá crescer significativamente nos próximos anos, à medida que entram em funcionamento novos postos de abastecimento, e com uma maior divulgação dos seus benefícios. Através de iniciativas como o programa IVECO Ambassador, pretendemos aumentar a consciência das vantagens do biometano para os transportadores”, acrescentou o responsável