Um avanço da tração elétrica está previsto para os segmentos de camiões para os próximos anos e décadas e as infraestruturas de carregamento público podem localizar-se onde for mais adequado para os clientes e operadores, podendo o tipo de carregamento ser adaptado ao local. Esta foi uma das tendências da mobilidade elétrica para o próximo ano, apresentada pelo futurologista e membro do Conselho de Administração da Juice, Lars Thomsen.
A segunda tendência passa pelo baixo custo da eletricidade, a médio e a longo prazo, à medida que se cria mais energia renovável e, de acordo com o comunicado, que”(…) as redes de energia se tornam mais “inteligentes”. No que toca à criação de estabilidade na rede elétrica, o pré-requisito está em distribuir a eletricidade disponível através de sistemas de carregamento inteligentes, fazendo com que a gestão se torne uma obrigação para os postos de carregamento que entrem no mercado.
A mobilidade elétrica na Europa
O aparecimento de associações locais de cidadãos, empresas locais assim como de municípios responsáveis pela produção de postos de carregamento e fornecimento de energia, na Europa, é a terceira tendência mencionada por Lars Thomsen. O avanço da expansão das infraestruturas de carregamento está presente na Alemanha, na Escandinávia e nos Países Baixos, contrariamente ao atraso de Espanha, Itália ou Grécia. A Juice espera que se adotem iniciativas para a manutenção da competitividade da indústria europeia de veículos de passageiros, comerciais, autocarros e camiões, relativamente à China e aos EUA.
O desenvolvimento da mobilidade elétrica nos EUA
No que toca aos EUA, a quota de mercado dos veículos elétricos na Califórnia bem como na Costa Leste do país encontra-se a alargar para o interior e verifica-se um crescimento das infraestruturas de carregamento que precisa de acompanhar a procura. A partir do próximo ano, a criação da capacidade de produção de baterias, o desenvolvimento, a produção bem como a venda de veículos elétricos será impulsionada pela lei de controlo da inflação norte-americana (Inflation Reduction Act).
A China como mercado e país exportador de veículos elétricos
Quanto à China, o país vai encorajar a própria indústria a inovar e a produzir veículos elétricos e baterias, transformando-se num mercado e país exportador de veículos elétricos. A indústria automóvel chinesa pode ganhar até 20% de quota de mercado global, até 2027, de veículos elétricos e dominar, a médio e longo prazo, em novas vertentes de mobilidade elétrica no transporte autónomo de mercadorias e de passageiros.
No país, componentes-chave tais como baterias e sistemas eletrónicos, condução autónoma e uso da inteligência artificial estão a ser produzidos mais rapidamente.
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