A LeasePlan acaba de lançar o primeiro Relatório Anual de Sustentabilidade onde apresenta o progresso da empresa na implementação da sua estratégia geral de sustentabilidade, incluindo a ambição de alcançar as zero emissões líquidas da sua frota total até 2030.
A estratégia de sustentabilidade da LeasePlan assenta em três áreas principais: marcar o futuro da mobilidade de baixas emissões; fortalecer a sua contribuição para o bem-estar social; e reduzir o seu próprio impacto ambiental.
Os principais destaques de sustentabilidade abrangidos no relatório incluem a implementação de um pacote completo com soluções para veículos elétricos (VE) para clientes de 12 países, o lançamento do primeiro Green Bond Framework da LeasePlan, que será usado para financiar ou refinanciar a compra de veículos elétricos a bateria (VEBs) – o título de 500 milhões de euros atraiu mais de 3,5 mil milhões de euros de procura de cerca de 260 investidores.
O relatório prevê, também, organizar uma série de eventos educacionais sobre VE para clientes e publicar vários insights e manuais, como o reconhecido Sustainable Fleet Benchmark, para ajudar os clientes a tomarem decisões informadas sobre a condução elétrica.“As mudanças climáticas são o maior desafio que enfrentamos como humanidade e, sendo que o transporte rodoviário representa cerca de 20% das emissões globais de CO2, estamos determinados em fazer a nossa parte. É por isso que queremos alcançar as zero emissões líquidas de toda a nossa frota de 1,9 milhão de veículos até 2030, começando pelos veículos dos nossos colaboradores. Essas são obviamente, metas ambiciosas, motivo porque decidimos publicar o primeiro Relatório de Sustentabilidade. Queremos ser transparentes com os nossos clientes, investidores e outros stakeholders, sobre como está a correr o nosso percurso rumo às zero emissões e onde podemos melhorar. O nosso mantra é simples: se é relatável, é mensurável – e por isso podemos ser responsabilizados”, referiu Tex Gunning, CEO da LeasePlan, em comunicado enviado às redações.
Em Portugal, os veículos elétricos (100% e híbridos plug-in) representam já 8% do total de novos contratos de renting celebrados pela LeasePlan, em 2019.
Prevê-se que as receitas apoiem a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas ‘Boa Saúde e Bem-Estar’, ‘Indústria, Inovação e Infraestrutura’, ‘Cidades e Comunidades Sustentáveis’ e “Ação climática”.