Logitrans

Logitrans 2014: Melhoria contínua não tem fim

Logitrans 2014: Otimizar a logística não é uma questão de crise mas de maturidade

“No momento inicial, a crise foi o elemento facilitador da introdução da melhoria contínua em Portugal”, declarou João Machado. De acordo com o diretor de operações da Footwear, presentemente, “as empresas onde esta cultura está enraizada, vão mantê-la, mas naquelas que não a possuem, ainda é desvalorizada”.

Outro dos convidados da mesa redonda ‘Como proceder à reestruturação da cadeia logística através da implementação de novos processos tendo em conta os custos de cada atividade procurando assim a melhoria contínua’, que se realizou hoje no âmbito do Logitrans, foi Frederico Barrelas, diretor de logística da Progelcone, que destacou a importância da tecnologia na implementação de processos, devido à quantidade de informação que é gerada. O responsável pela área da logística contou que a empresa mudou de paradigma, ao externalizar 80% da distribuição com o objetivo de reduzir custos e apostar na melhoria contínua.

Contudo, a melhoria contínua é um processo constante, já que, como salientou João Machado, ainda que “tenha princípio, não tem fim”. O orador apontou igualmente que “é um processo demorado, mas com resultados espetaculares a longo prazo”.

No entanto, acarreta custos, nomeadamente ao nível da formação. Neste ponto, o diretor de operações da Footwear aconselhou a analisar a questão da perspetiva “custos versus benefícios”. Neste sentido, os benefícios da formação ultrapassam os custos. 

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