O fabricante de veículos comerciais MAN Truck & Bus, sediado em Munique, está a expandir as suas atividades no campo da mobilidade elétrica e a preparar intensivamente as suas oficinas europeias para lidar com veículos elétricos.
Esta transição para a mobilidade elétrica apresenta à MAN Truck & Bus um grande número de novos desafios – não só como fabricante de veículos elétricos, mas também quando se trata de serviço e do mercado após-venda. Por esta razão, a empresa continua a perseguir o objetivo de preparar a sua rede de serviços para veículos elétricos, apesar da crise do coronavírus, e começa já a preparar o caminho para o serviço de oficina do futuro.
Assim, a MAN planeia preparar um total de 110 pontos de serviço na Europa para dar assistência aos veículos elétricos até ao final de 2020. Adicionalmente serão adaptadas 60 oficinas até ao final de 2021. Desta forma, a MAN está a assegurar que os atuais e futuros clientes de camiões elétricos, autocarros e carrinhas tenham acesso a uma rede de serviços abrangente na europa, para os seus veículos desde a fase inicial.
“Embora neste momento apenas alguns veículos elétricos MAN estejam operacionais na Europa, já começámos a preparar as nossas oficinas com medidas extensivas para os novos requisitos dos veículos elétricos”, afirma Jan Eike Witt, vice-presidente Sénior para a Gestão Pós-Venda na MAN Truck & Bus.
Os procedimentos de preparação das oficinas de serviço MAN existentes foram divididos em três fases, com um nível de supervisão definido para as respetivas oficinas de serviço – incluindo o apoio de peritos com sistemas de reparação de alta tensão, qualificações para que as oficinas se possam especializar em e-mobilidade, e ajuda a certas oficinas com especialização na reparação de baterias de alta tensão (por exemplo, em caso de acidente).
Espera-se que um total de 170 postos de serviço MAN estejam equipados para lidar com veículos elétricos até ao final de 2021. Os conhecimentos especializados serão inicialmente acumulados em locais onde já existe um volume elevado de veículos elétricos. Prevê-se que redes de serviço selecionadas em áreas urbanas estejam disponíveis para a reparação de veículos de alta tensão até ao final de 2021.
A MAN irá também formar uma equipa de peritos para poder trabalhar com baterias ao vivo para quase todos os mercados na Europa.
Para além de desenvolver as competências dos profissionais nas oficinas, a MAN também equipará as oficinas com ferramentas especiais para lidar com sistema de alta tensão. A empresa implementará também novos processos e práticas de trabalho, a fim de garantir que os veículos elétricos sejam tratados com segurança. Cada um dos parceiros de serviço selecionados da MAN também receberá pelo menos dois especialistas elétricos formados para a tecnologia de veículos. Desta forma, a MAN assegura que, em cada área urbana, existam especialistas formados em lidar com veículos elétricos e que possam também repará-los profissionalmente.
O conceito de mobilidade elétrica MAN para oficinas também tem em consideração a devolução, substituição e reparação de baterias de alta tensão instaladas em veículos elétricos. A estas baterias aplicam-se normas particulares de segurança no que diz respeito ao armazenamento e transporte. Uma vez que as quantidades ainda são baixas e os custos relativamente elevados, o conceito não prevê o armazenamento ou reparação de baterias dentro das próprias oficinas. Em vez disso, de acordo com as normas de segurança, as devoluções serão centralizadas. Assim, quando se prevê a substituição de uma bateria, esta será enviada para a fábrica.