Transportes

MEDWAY lança petição pela criação do “Dia Nacional do Ferroviário”

imagempeticao e

A MEDWAY lançou uma petição para apelar à criação do “Dia Nacional do Ferroviário”, que seria celebrado a 28 de outubro, data em que se realizou a primeira viagem de comboio em Portugal, em 1856, entre Lisboa e o Carregado.

O objetivo desta data seria o de celebrar um setor histórico e fundamental para o País, para além de homenagear todos os que trabalham ou já trabalharam nos caminhos-de-ferro portugueses.

“É inegável que o transporte ferroviário sempre teve e tem um forte peso na economia e na sociedade. Portugal é o País da Europa onde o contributo do comboio para o transporte de mercadorias mais subiu na última década. Além disso, a utilização deste meio contribui ainda para um ambiente mais sustentável”, refere Carlos Vasconcelos, presidente da MEDWAY.

Atualmente, o “Dia Nacional do Ferroviário” faz parte do calendário oficial de países como o Brasil, Argentina, México e Estados Unidos da América. Em Espanha, o Dia Nacional do Comboio assinala a primeira viagem feita nos caminhos-de-ferro do país.

“Mas o que verdadeiramente importa comemorar e recordar são os ferroviários que fazem circular os comboios e os trabalhadores da ferrovia e das empresas de caminhos-de-ferro. Por muito que a tecnologia evolua, os ferroviários continuarão a ser fundamentais e determinantes. É, por isso, mais do que justo que se comemore o Dia Nacional do Ferroviário”, acrescenta Carlos Vasconcelos.

A empresa desafiou o setor a juntar-se à iniciativa, designadamente Sindicatos e principais entidades da ferrovia. A petição tem uma versão online, que conta com 714 assinaturas, até ao momento.

O sociólogo António Barreto é o primeiro signatário da petição e comenta: “A personagem do ‘Ferroviário’ é uma das figuras mais interessantes da história social dos séculos XIX e XX”.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever