A Administração do Porto de Lisboa (APL), no âmbito do centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, por Sacadura Cabral e Gago Coutinho, que se assinalou dia 3 de abril, iniciou os procedimentos necessários para a certificação de um aeródromo naval no rio Tejo, na zona do Mar da Palha.
“Ao longo dos anos temos vindo a receber manifestações de interesse de entidades privadas que pretendem realizar voos turísticos em hidroavião, dando a conhecer a cidade de Lisboa e arredores de uma forma diferente aos turistas”, informa o administrador da APL, Ricardo Medeiros, citado em comunicado.
Esta infraestrutura será gerida pela APL e o processo de certificação envolverá um conjunto alargado de entidades de onde se destacam a ANAC, a CML, CPL. “O futuro aeródromo naval não terá qualquer barreira física, sendo apenas uma área de referência na zona do Mar da Palha. Só haverá descolagem ou amaragem com boa visibilidade e espaço livre e suficiente para a operação em segurança”, nota a APL.
Durante a fase de voo o controlo será responsabilidade das autoridades aeronáuticas e, na fase em que se desloque no espelho líquido, será a APL a controlar.