A EGAPI, com sede em Braga, foi o parceiro tecnológico que colaborou com o Porto de Sines na construção desta solução informática e que está em melhores condições para comercializar este produto, explica aquele porto em comunicado.
O CUP é um instrumento de simplificação e de agilização dos procedimentos de autorização e de reforço dos níveis de segurança e de proteção nos controlos de fronteira e nos acessos aos depósitos aduaneiros. Neste âmbito, a administração do porto de Sines, que mantém o direito de propriedade do sistema, considerou ser do interesse público a disseminação desta plataforma, no sentido de contribuir para uma maior atratividade do transporte marítimo e dos portos.
Este cartão é emitido eletronicamente e previamente validado pelas diferentes autoridades e entidades (fronteira, marítima, portuária e instalações portuárias) constituindo-se como uma importante ferramenta de simplificação, trabalho colaborativo em suporte eletrónico e de aumento do controlo.