A Rodoviária de Lisboa (RL) e a Transportes Sul do Tejo (TST), empresas especializadas no transporte colectivo de passageiros, lançam hoje um sistema tecnológico no âmbito do projecto de informação ao cliente em tempo real (ICTR). De acordo com António Corrêa de Sampaio, presidente da RL e administrador da TST, “a adopção A adopção deste sistema tecnológico, pioneiro em Portugal, é mais um exemplo da aposta da Rodoviária de Lisboa numa melhoria constante dos seus serviços, que tem como objectivo facilitar a vida aos seus utilizadores”, e acrescenta que “o sistema auditivo para invisuais – dentro e fora das viaturas – e o uso de energia solar vêm reforçar a nossa aposta no desenvolvimento social e ambiental”.
De acordo com informação fornecida pela ACAPO, na área de actuação da RL (Odivelas, Loures e Vila Franca de Xira) existem 7.000 indivíduos invisuais ou com capacidades reduzidas de visão. Tendo em conta esta informação, as duas transportadoras implementaram um dispositivo portátil que, ao ser accionado junto de um Painel Informativo Multifunções accionará um aviso sonoro, dando a informação contida no Painel (previsões de chegada e respectivos destinos).
No interior das viaturas será também implementado um sistema sonoro, permitindo a informação de aproximação de uma determinada paragem e, futuramente, horas previstas de chegada ao destino. Será, ainda, implementado um sistema sonoro para o exterior que permite prestar informações aos passageiros na paragem, indicando o destino da viatura. Fora das viaturas, a RL e a TST disponibilizam uma nova geração de painéis que permitem a leitura de cartões Lisboa Viva. Estes painéis são alimentados por energia solar, contribuindo para a racionalização do consumo energético no sector dos transportes.