A Siemens foi o fornecedor do sistema de visualização SCADA e dos componentes de automação e de rede do túnel ferroviário mais longo do mundo [São Gotardo], que foi inaugurado em junho, na Suíça, e que possui 57 quilómetros de comprimento.
De acordo com a Siemens, “no decorrer da obra, foram extraídas 28,2 milhões de toneladas de pedra para construir os dois tubos principais de via única, os túneis de segurança e ventilação e as passagens transversais. No âmbito deste enorme projeto, os comboios estiveram ainda sujeitos a quase 5 000 testes operacionais. Tudo isso para garantir que os passageiros podem viajar em máxima segurança pelo túnel de base de São Gotardo, a velocidades até 250 quilómetros por hora, e para criar ligações de transporte mais rápidas entre os cantões suíços.”
Para os servidores e alguns dos controladores lógicos programáveis (PLC) mais sofisticados, a JM Systems, empresa responsável pelos sistemas de gestão,controladores e servidores, recorreu à tecnologia da Siemens. Stephan Jungeblodt e Hans-Jürgen Michels, os diretores executivos desta empresa especializada na construção de túneis, explicam que “os controladores das passagens transversais dos túneis monitorizam as portas, ligam as luzes e comunicam com os componentes da alimentação a 50 Hz. O principal desafio que tivemos de enfrentar foi a enorme quantidade de pontos de dados: em função do equipamento utilizado, cada uma das 176 passagens transversais pode ter até dois controladores, criando-seassim um total de cerca de 60 000 pontos de dados.”