Um conjunto de representantes de transportes estiveram recentemente reunidos numas jornadas organizadas pelo Porto de Cartagena, pela Enagás e pela Gasnam para debater a utilização de gás natural como alternativa a outros tipos de combustível nos transportes.
As jornadas dividiram-se em quatro momentos específicos: o impacto do gás na economia e no meio ambiente; a utilização do GNL como combustível para o transporte marítimo; o transporte terrestre e o transporte rodoviário e uma mesa redonda para debater a evolução e o futuro do gás natural na região de Múrcia.
A Autoridade Portuária de Cartagena foi a primeira em Espanha a passar a ter um regulamento aprobado sobre o fornecimiento de GNL em camiões cisterna.
O tema tem estado em destaque devido aos planos ibéricos para a criação de uma rede de cerca de 200 postos públicos de abastecimento de gás natural, um projeto que deverá precisar de um investimento de 62 milhões de euros e que já foi apresentado à Comissão Europeia e ao Banco Europeu de Investimentos.
O projeto surge como uma resposta à diretiva dos combustíveis alternativos, que obriga os Estados-Membros da União Europeia a criarem um plano nacional até ao ano de 2020.

