Veículos Autónomos

Veículos Citroën já percorreram 60 mil quilómetros em modo autónomo

Citroen veículos autónomos logística Transportes Hoje

Quatro unidades de demonstração do Citroën C4 Picasso, equipadas com funções autónomas, já percorreram cerca de 60 mil quilómetros em modo autónomo ‘hands off’. De acordo com o Grupo PSA, estes testes estão a ser conduzidos em vias rápidas europeias.

“Trabalhar os diferentes aspetos da fiabilidade dos sistemas e detetar situações potencialmente perigosas, relacionadas com as infraestruturas e os utilizadores das estradas, são objetivos prioritários desses testes. As diferentes situações permitiram fazer evoluir os algoritmos de condução e de inteligência embarcada por forma a garantir-se o adequado comportamento dos veículos autónomos”, refere o Grupo PSA.

Em paralelo, o Grupo PSA tem vindo a aprofundar os seus trabalhos em matéria de segurança de funcionamento com os institutos de pesquisa System-X e VEDECOM, e tem trabalhado em colaboração com o CTAG (Centro Tecnológico do Automóvel da Galiza), em Espanha, na validação das interações entre o condutor e o veículo autónomo.

“No total, foram avaliados 10 veículos autónomos desenvolvidos pelo Grupo, em testes internos ou pelos seus diferentes parceiros. Estão em curso novos pedidos de autorização para ampliar os testes em estrada aberta e assegurar que o veículo reage adequadamente em todos os casos com que se depara”, acrescenta.

A partir de 2018, o Grupo PSA irá disponibilizar recursos de condução automatizados – sob a supervisão do condutor – e, a partir de 2020, as funções de condução autónoma já permitirão, segundo o Grupo, ao condutor delegar por completo a condução ao veículo.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever