Em 2030, serão cerca de 40 milhões os veículos elétricos que circularão nas estradas europeias, de acordo com a previsão da Eurelectric – Associação das Empresas Elétricas Europeias. De acordo com a associação, Portugal irá liderar esta transição, passando de 16 300 veículos elétricos e híbridos em 2018 para cerca de 655 mil veículos elétricos em 2030, 40 vezes mais do que atualmente.
Petar Georgiev, especialista em mobilidade elétrica da Eurelectric, explica em declarações ao Dinheiro Vivo, que “para chegar lá, têm de ser feitos investimentos enormes de infraestruturas de carregamento. Sem isso, a descarbonização dos transportes via eletrificação está em risco. É tempo de os governos nacionais e os reguladores agirem para assegurar uma rede sólida de pontos de carregamento. Irão as autoridades portuguesas agir suficientemente rápido”.
“Olhando para o mercado de veículos de passageiros na Europa, podemos ver uma grande melhoria em Portugal nas vendas de veículos elétricos e híbridos. O país registou um aumento de 1,8% em 2017 e em 2018 duplicou esse valor, para mais 3,4%. Isto faz de Portugal o quarto país da Europa onde mais elétricos se vendem. Só isto já põe Portugal no bom caminho da mobilidade elétrica”, acrescenta Petar Georgiev.
Recentemente, a União Europeia aprovou a lei que atribui ‘supercréditos’ aos fabricantes automóveis para os incentivar a cumprir as metras de emissões de CO2.
Miguel Arias Canete, comissário europeu para a área da Energia, defende que as novas medidas restritivas de emissões de CO2 são “um passo importante para pôr os transportes no caminho da mobilidade limpa, ajudando a indústria automóvel europeia a modernizar-se e a aumentar a sua posição competitiva”.