Três semanas depois de ter revelado o seu primeiro camião integralmente elétrico (Volvo FL Elétrico), a Volvo Trucks anunciou mais um camião elétrico, desta feita com um veículo concebido para distribuição urbana mais pesada e operações de transporte de resíduos com pesos brutos até 27 toneladas – o Volvo FE Elétrico.
Claes Nilsson, Presidente da Volvo Trucks, sublinha que “com a introdução do Volvo FE Elétrico, temos uma gama completa de camiões elétricos para operações urbanas e damos mais um passo estratégico no sentido do desenvolvimento da nossa oferta total de soluções de transporte elétricas. Isso abre a porta a novas formas de cooperação com cidades que pretendem melhorar a qualidade do ar, reduzir o ruído do trânsito e diminuir os congestionamentos em horas de ponta, dado que as operações comerciais podem ser realizadas silenciosamente e sem emissões de gases de escape, às primeiras horas de manhã ou à noite.”
O Volvo FE Elétrico, um camião de recolha de resíduos com uma superestrutura desenvolvida em conjunto com a Faun, vai começar a trabalhar no início de 2019 na segunda maior cidade da Alemanha, Hamburgo.
“Hamburgo, nomeada em 2011 Capital Verde da Europa pela UE, há muito que trabalha com sucesso numa frente alargada para melhorar o desenvolvimento urbano verde e sustentável. Isso também se aplica ao setor dos transportes, onde os autocarros elétricos da Volvo já estão a ser utilizados na rede de transportes públicos. As experiências e ambições desta colaboração fazem de Hamburgo um parceiro muito interessante para nós”, justifica Jonas Odermalm, Vice-presidente da Linha de Produtos para o Volvo FL e o Volvo FE na Volvo Trucks.
O novo Volvo FE Elétrico será disponibilizado em diversas variantes para diferentes tipos de serviços de transporte e começa a ser comercializado na Europa já em 2019.
VOLVO FE ELÉTRICO
- Camião integralmente elétrico para distribuição, recolha de resíduos e outras aplicações em condições urbanas, PBV de 27 toneladas.
- Linha motriz: Dois motores elétricos com 370 kW de potência máxima (260 kW de potência contínua) com uma transmissão de 2 velocidades da Volvo. Motores elétricos com um binário máximo de 850 Nm. Binário máximo do eixo traseiro de 28 kNm.
- Armazenamento de energia: Baterias de iões de lítio, 200–300 kWh.
- Autonomia: Até 200 km.
- Carregamento: Estão disponíveis dois sistemas de carregamento diferentes. CCS2: Potência máxima de carregamento de 150 kW CC. Carregamento de baixa potência: Potência máxima de carregamento de 22 kW CA.
- Tempo de carregamento: De baterias vazias até completamente carregadas (300 kWh): CCS2 150 kW aproximadamente 1,5 horas, carregamento de baixa potência aproximadamente 10 horas.
VOLVO FL ELÉTRICO
- Camião integralmente elétrico para distribuição, recolha de resíduos e outras aplicações em condições urbanas, PBV de 16 toneladas.
- Linha motriz: Motor elétrico com 185 kW de potência máxima (130 kW de potência contínua) com uma transmissão de 2 velocidades da Volvo. Motor elétrico com um binário máximo de 425 Nm. Binário máximo do eixo traseiro de 16 kNm.
- Armazenamento de energia: Baterias de iões de lítio, com um total de 100–300 kWh.
- Autonomia: Até 300 km.
- Carregamento: Estão disponíveis dois sistemas de carregamento diferentes. CCS2: Potência máxima de carregamento de 150 kW CC. Carregamento de baixa potência: Potência máxima de carregamento de 22 kW CA.
- Tempo de carregamento: De baterias vazias até completamente carregadas: carregamento rápido de 1-2 horas (carregamento de CC), carregamento noturno até 10 horas (carregamento de CA) com uma capacidade máxima das baterias de 300 kWh.