A Wright Eletrica, parceira da easyJet, anunciou o início de um programa para desenvolver uma aeronave elétrica de 186 passageiros: a Wright 1.
A empresa está a construir um motor de 1,5 MW e um inversor de 3 quilovolts, que será o motor elétrico que constituirá a força motriz da aeronave e que servirá para abrir caminho para um futuro com voos de emissões zero na Europa e no mundo inteiro.
Para acelerar o desenvolvimento da nova tecnologia, a Wright Eletrica está a trabalhar com a empresa aeroespacial BAE Systems, tendo em vista o desenvolvimento de controlos de voo e sistemas de gestão de energia.
Na semana passada, num evento organizado pela empresa em Albany, Nova Iorque, foram revelados os planos de design de um motor para o avião, tendo sido apresentada a maqueta do motor e da turbina. A calendarização para o programa de testes também já foi definida, a empresa pretende realizar testes terrestres com o seu motor em 2021, testes de voos em 2023 e espera que o pioneiro Wright 1 comece a operar em 2030.
A investigação sobre aviação elétrica conta com o financiamento de várias agências governamentais, entre as quais se encontram a NASA e a AFRL (Laboratório de Investigação da Força Aérea dos EUA).