A inclusão de colaboradores operacionais nas estratégias de sustentabilidade das empresas “é chave para o sucesso corporativo”, defende a DoGood People, especialista em capacitar e envolver colaboradores na estratégia de sustentabilidade das empresas.
De acordo com o comunicado de imprensa, a empresa acredita que o sucesso das políticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) “não se resume apenas à minimização do impacto negativo, mas também à capacidade de implementar estratégias sustentáveis e transversais”.
Para isso, defende ser necessário incluir todos os seus colaboradores nas ações de ESG, especialmente os profissionais operacionais que desempenham funções mais técnicas.
Tal como destacado num artigo da McKinsey de 2024, ao integrar estes colaboradores de base, as empresas promovem a produtividade e capacitam os funcionários com conhecimentos essenciais para os desafios do futuro.
“A adoção de práticas que envolvem a qualificação e o desenvolvimento contínuo dos trabalhadores contribui para uma maior inovação e eficiência operacional, aspetos essenciais no caminho para a sustentabilidade. Além disso, a inclusão amplia o impacto das ações corporativas, permitindo que mais pessoas beneficiem das oportunidades proporcionadas pelas transições económicas e climáticas”, lê-se na nota de imprensa.
Quais as vantagens de incorporar colaboradores operacionais nas estratégias de sustentabilidade?
– Proximidade com os processos de produção
Os colaboradores operacionais, por estarem diretamente envolvidos nos processos de produção, têm uma visão mais aprofundada e prática sobre as operações do dia a dia. Esse contacto direto com as atividades da empresa coloca-os numa posição privilegiada para identificar e aplicar as melhores práticas no que diz respeito à redução de desperdícios, uso eficiente de recursos e outras ações essenciais para a implementação de uma estratégia de sustentabilidade eficaz.
– Disseminação da cultura sustentável
Além da sua contribuição técnica, os colaboradores operacionais desempenham um papel essencial na disseminação da cultura sustentável dentro das organizações. Ao serem incluídos na implementação das metas de sustentabilidade, estes profissionais tornam-se embaixadores dos valores ambientais, sendo fundamentais para a adoção de hábitos mais responsáveis em todos os níveis da empresa.
A participação ativa na estratégia de sustentabilidade também aumenta o sentido de responsabilidade e pertença dos colaboradores, alinhando-os com os objetivos de longo prazo da organização. Quando os trabalhadores se sentem parte do processo, a adesão à mudança é mais natural e efetiva.
– Formação interativa
A formação contínua é a chave para integrar os colaboradores operacionais nas políticas sustentáveis de uma organização. Em vez de fornecer apenas informações teóricas, as empresas devem investir em programas de formação envolventes e práticos que promovam a mudança de hábitos e comportamentos.
Plataformas digitais e recursos de aprendizagem interativos podem facilitar a transmissão de conceitos sobre sustentabilidade e possibilitar a troca de boas práticas entre todos os membros da organização.
– Capacitar com os recursos e ferramentas essenciais
Para que os colaboradores operacionais possam efetivamente contribuir para as metas sustentáveis da empresa, é necessário equipá-los com as ferramentas adequadas. Aplicações para monitorização das emissões de carbono, controlo de desperdício de recursos e plataformas digitais de análise são exemplos de recursos que podem facilitar a identificação de oportunidades de melhoria.
Essas ferramentas não apenas simplificam os processos, mas também tornam mais claro como cada ação individual pode impactar positivamente as metas de sustentabilidade da empresa, criando um ciclo de inovação e melhoria contínua.