De acordo com a equipa de investigação de tendências do Customer Solutions & Innovation da DHL, “as novas tecnologias eram inicialmente aplicadas nas empresas, passando posteriormente para o utilizador particular.” O relatório de tendências “Low-Cost SensorTechnology” mostra que tecnologias como a câmara de videojogos Kinect da Microsoft, os relógios inteligentes e as tecnologias de comunicação de curto alcance, podem ser incorporadas na logística.
“O sucesso dos smartphones e tablets deu origem a uma situação em que os colaboradores têm melhor tecnologia para uso pessoal do que para satisfazer as necessidades profissionais”, refere Markus Kückelhaus, Director of Trend Research na DHL Customer Solutions & Innovation. “Contudo, eles esperam ter o mesmo tipo de tecnologia no trabalho. Por esta razão, julgamos que as empresas têm de dar um passo em frente e colocar os sensores de smartphones, neste caso, ao serviço da atividade de logística.”
O relatório refere ainda que “os tablets e smartphones têm um enorme número de sensores que reconhecem a nossa envolvente. Desde há algum tempo que tem sido possível medir a aceleração, localização e luz, com estes equipamentos. As tecnologias incorporadas permitem ser aplicadas à logística.”
Estas aplicações podem, por exemplo, incluir a gravação dos horários de chegada da carga aos centros de logística, como parte de um serviço de monitorização, possibilitando a localização exata de uma encomenda, atualizando o seu status numa plataforma online.