Nos dez meses de 2008 as vendas de veículos pesados atingiram as 5.449 unidades, ou seja, um acréscimo de 6,7%, relativamente ao mesmo período de 2007, revela a Acap – Associação Automóvel de Portugal.
O passado mês de Outubro foi também demonstrativo desse aumento, com os 526 veículos vendidos a representarem um aumento de 4,8% face ao mês homólogo do ano anterior.
Mas os aumentos ficam por aqui. De resto, as diminuições são o mais frequente, sendo de realçar o mercado de veículos comerciais ligeiros, que no período acumulado de Janeiro a Outubro de 2008 20,7% face a igual período do ano anterior, num total de 45.145 unidades comercializadas.
Já no que diz respeito aos veículos ligeiros, foram comercialidos, em Outubro deste ano, 19.203 veículos ligeiros, o que representou um decréscimo de 7%. Apesar desta diminuição, nos primeiros dez meses deste ano registou-se um aumento 3,7% nas nidades vendidas.
A situação actual do mercado é devida, afirma a Acap, à «forte degradação da confiança dos consumidores associada à crise financeira e à enorme volatilidade dos mercados internacionais».