A Plataforma ODSlocal irá atribuir prémios a três projetos locais considerados inspiradores na sustentabilidade em Portugal durante a sua quarta Conferência Anual, no dia 3 de novembro de 2023.
Os projetos que serão premiados terão de dar “contributos relevantes para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030, ser fortemente inspiradores e possuir alto potencial de replicação noutros locais”.
Os prémios ODSlocal “Projetos Locais para os ODS” beneficiam ainda de um apoio monetário aos vencedores de cada uma das suas categorias: pessoas, prosperidade e planeta.
Os projetos elegíveis são os mapeados no Portal ODSlocal que não sejam coordenados por autarquias locais, que assinalaram expressamente ser candidatos aos Prémios ODSlocal e que sejam submetidos até 1 de outubro de 2023, através do formulário disponível.
No ano passado, a associação Business as Nature (Ovar), a associação Agir Pelo Planeta (Matosinhos) e a Rede Europeia Anti-Pobreza (Aveiro) foram os vencedores dos “Projetos Locais”, com iniciativas de redução de lixo marinho plástico, empoderamento de mulheres e melhoria da segurança alimentar, respetivamente.