Os portos de Aveiro, Leixões e Sines, três dos principais equipamentos a nível nacional, registaram aumentos nas cargas movimentadas durante o ano de 2008.
O Porto de Aveiro, segundo dados do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, «cresceu uns muito expressivos 5,9% durante o ano de 2008, registando quase 3,5 milhões de toneladas, valor recorde». De resto, o grande aumento deu-se no segundo semestre de 2008, onde «cresceu 9,5% face ao período homólogo do ano anterior». E o relatório citado particulariza, frisando que o crescimento absoluto «reparte-se pelos granéis líquidos e sólidos e carga fraccionada. Em termos relativos o maior crescimento advém dos novos projectos de combustíveis biológicos e convencionais que reforçaram a movimentação de granéis líquidos neste porto».
Já o Porto de Leixões bateu outro recorde, durante 2008, ao movimentar 15,6 milhões de toneladas contra os 14,9 milhões de 2007. Este aumento, de 5% no movimento de mercadorias, acompanha o crescimento verificado na movimentação contentorizada dado que, pela primeira vez, este porto ultrapassou os 450 mil TEU movimentados, o que corresponde a cerca de 294 mil contentores.
No Porto de Sines, o ano de 2008 foi considerado o da consolidação do Terminal XXI, tendo movimentado mais de 233 mil TEU, o correspondente a uma variação positiva de 55,4%, em relação ao ano de 2007. A este desempenho está associado um crescimento de 49,6% na movimentação de carga geral. Já o Terminal Multipurpose registou um decréscimo de 11,92%, uma variação que fica a dever-se à paragem, durante cerca de quatro meses, de dois grupos da Central Termoeléctrica de Sines, acrescendo à redução do consumo de carvão devido ao aumento do seu custo no mercado internacional.