Um novo relatório da consultora McKinsey sobre a criação de novos negócios, o The state of new-business building”, revela que para quase metade (42%) dos empresários europeus a sustentabilidade será a principal proposta de valor dos novos negócios nos próximos cinco anos. Apesar disso, o relatório nota que atualmente apenas cerca de 20% monitorizar o impacto ambiental dos novos projetos.
Aliado a isso, a sustentabilidade será um dos três principais fatores que, segundo a McKinsey, nos próximos cinco anos, maior influência terá no crescimento e desenvolvimento de novos negócios.
“A pandemia veio acelerar e globalizar o fenómeno de construção de novos negócios, mas, num futuro próximo, novos desafios se colocam para responder à procura dos clientes e do próprio mercado. Nessa medida, as empresas devem incorporar no desenvolvimento de novos produtos e serviços tópicos como as alterações climáticas e uma liderança mais inclusiva”, salienta o sócio da McKinsey & Company em Espanha, Santiago Fernández.
De acordo com os resultados do inquérito, mais de 90% dos gestores inquiridos afirmam que pretendem incluir as questões relacionadas com a sustentabilidade nos seus novos modelos de negócio.
Pode aceder ao relatório completo aqui.