Já não é um tema a debater num futuro próximo, mas uma realidade bem presente. A sustentabilidade faz parte do ADN do El Corte Inglés, o que obriga à inovação e modernização constante de vários processos. O desafio passa por continuar a reduzir a pegada de carbono, rumo à neutralidade de emissões de carbono, com recurso a tecnologias sustentáveis.
O Plano Diretor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa 2021-2025 do El Corte Inglés tem a Sustentabilidade como um dos eixos estratégicos para o futuro, baseando-se em três pilares: experiência, digitalização e sustentabilidade. E, no âmbito da sua política de sustentabilidade, o El Corte Inglés está comprometido em contribuir para um desenvolvimento sustentável, e no âmbito da sua política de responsabilidade social corporativa, ao longo do ano, apoia e organiza várias iniciativas e projetos de âmbito social e ambiental.
Uma das prioridades passa por progredir rumo às melhores práticas em matéria de ambiente, o que implica um trabalho diário para racionalizar o consumo de recursos, a gestão de resíduos e reduzir o desperdício alimentar, contribuindo para a preservação do ambiente.
Apesar de o Plano Diretor de Sustentabilidade 2021-2025 estar em plena execução, já está em desenvolvimento o plano para o período de 2025-2030 com novas metas, em particular no compromisso de redução das emissões de carbono, sempre com o objetivo de continuar a implementar processos mais eficientes e sustentáveis, contribuindo de forma ativa para o desenvolvimento económico e social das comunidades onde está presente.

©DR
Inovação na economia circular
Atualmente, e para benefício de todos, é importante que a sociedade tenha cada vez mais um racional circular, que prolongue o tempo de vida dos produtos e reduza a dependência de novas fontes limitadas. Com esse desafio em mente, o El Corte Inglés tem desenvolvido vários projetos para racionalizar o consumo de recursos, seja na gestão de resíduos, no combate ao desperdício alimentar ou na reutilização e reciclagem têxtil.
Exemplo disso é o projeto lançado este ano em parceria com a To Bo Green, uma spin-off da Universidade do Minho e que, a partir de roupa usada e recolhida nas lojas do El Corte Inglés, serão produzidas novas peças com o têxtil reciclado. No âmbito deste projeto nasceu um Concurso de Eco Design para alunos do último ano da licenciatura do Curso de Design e Marketing de Moda da Universidade do Minho. A melhor proposta de design vai materializar-se em aventais criados com têxtil reciclado e que vão ser utilizados pelas equipas de restauração do El Corte Inglés.
Na área alimentar também foram desenvolvidos projetos de economia circular em parceria com a Associação Crescer e que permitiram desenvolver uma cerveja artesanal com recurso a excedente de pão, assim como, um sorvete com fruta madura.

©DR
Responsabilidade com a inclusão
Enquanto entidade empregadora inclusiva, o El Corte Inglés dá especial atenção ao “S” da sustentabilidade através do desenvolvimento de projetos de empregabilidade para criar oportunidades de emprego, em condições dignas, para pessoas com deficiência. E estas práticas vão além da contratação ou adaptação ao posto de trabalho, já que ajudam a criar um ambiente de trabalho mais inclusivo, inovador e produtivo.
Esta responsabilidade com a inclusão tem dado frutos e o El Corte Inglés foi distinguido, pela quarta vez consecutiva, com o Selo de Entidade Empregadora Inclusiva, o que reflete o trabalho desenvolvido pelas áreas de Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social Corporativa. Para o próximo ano, os desafios passam por continuar a apresentar projetos de impacto positivo tanto internamente, com a construção de ambientes de trabalho cada vez mais plurais, como para o exterior, junto de parceiros e da comunidade. Para o El Corte Inglés, palavras como confiança, proximidade, formação e envolvimento são a chave para o sucesso na gestão de pessoas.
Desafios para o futuro
Como a sustentabilidade é uma jornada contínua, obriga à inovação e modernização constante de processos com vista a alcançar cada vez maior eficiência na utilização dos recursos. É por isso que a missão do El Corte Inglés passa por uma aposta contínua na modernização, em particular na transição energética e na utilização de tecnologias sustentáveis, que permitam contribuir para a redução da pegada de carbono.
Certificação Resíduo Zero
A constante preocupação do El Corte Inglés com a correta gestão dos resíduos fez com que renovassem, em 2023, o selo Resíduo Zero, atribuída pela AENOR, com a certificação dos armazéns de Lisboa e Vila Nova de Gaia, as lojas Supercor e os Centros Logísticos de Alcochete e Olival, apresentando como resultado final um total de 98.7% dos resíduos valorizado. Este projeto considera um modelo de economia-circular na gestão de resíduos, onde estes são aproveitados em novos processos e, assim, valorizados.