Transição Energética

Governo destina mais de 19 milhões de euros para projetos de energia renovável

Governo destina mais de 19 milhões de euros para projetos de energia renovável iStock

A Agência para o Clima, sob tutela do Ministério do Ambiente e Energia, aprovou o financiamento de 112 projetos no valor de 19,1 milhões de euros, destinados a apoiar a criação de Comunidades de Energia Renovável (CER) e iniciativas de Autoconsumo Coletivo (ACC).

Segundo o comunicado de imprensa do Governo, financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estas candidaturas visam promover uma transição energética mais descentralizada, sustentável e participativa, envolvendo cidadãos, empresas e instituições públicas na produção e partilha de energia renovável.

“Ao apoiar estes projetos estamos a capacitar autarquias, universidades, pequenas empresas e cidadãos para assumirem um papel ativo na produção e gestão da energia que consomem. É este o caminho certo para uma transição energética com coesão territorial e social”, sublinhou a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.

De acordo com o comunicado, as CER e as ACC contribuem para a descarbonização do sistema energético, ao mesmo tempo, melhoram a qualidade do serviço prestado e impulsionam a criação de emprego a nível local.

Além disso, o seu desenvolvimento visa a transformação das redes elétricas tradicionais em redes inteligentes, mais resilientes e preparadas para integrar, de forma eficiente, fontes de energia renovável.

A comunicação esclarece ainda este apoio financeiro integra-se na componente do PRR dedicada à Eficiência Energética em Edifícios e constitui mais “um passo decisivo para atingir as metas nacionais de neutralidade carbónica”, uma vez que, ao envolver diversos setores da sociedade, contribui para a construção de um sistema energético mais sustentável, inclusivo e acessível, baseado na partilha e no uso eficiente de recursos renováveis.

 

 

 

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever