Portugal é o segundo país da União Europeia (UE) que mais produziu eletricidade a partir de energia renovável em 2024 (87,4%), proveniente principalmente da produção eólica e hídrica.
De acordo com os dados do Eurostat, a superar a percentagem portuguesa encontra-se apenas a Dinamarca, que registou a maior participação de energias renováveis na produção de eletricidade da UE, com 88,8%, maioritariamente proveniente da energia eólica. Segue-se a Croácia, com uma percentagem de 73,8%, originária em grande parte da energia hídrica.
Segundo o serviço europeu de estatística, as percentagens mais baixas de energias renováveis foram registadas em Malta (15,1%), Chéquia (17,5%) e Chipre (24,1%).
No ano passado, 47,4% da eletricidade produzida na UE foi proveniente de fontes de energia renovável, mais 2,6 pontos percentuais (p.p.) em comparação com 2023.
As energias eólicas e hídricas representaram mais de dois terços do total de eletricidade gerada a partir de fontes renováveis (39,1% e 29,9%, respetivamente). O terço restante da eletricidade veio da energia solar (22,4%), combustíveis (8,1%) e apenas cerca de 0,5% da energia geotérmica.