O fluxo global de contentores marítimos aumentou de 90 milhões TEU em 1990, para 590 milhões em 2012, um crescimento de 550%. Por sua vez, o fluxo de contentores nos portos europeus deverá aumentar de 95 milhões TEU em 2012, para 150 milhões TEU até 2030, um crescimento de 50%.
Este aumento da atividade dos contentores de transporte marítimo deverá exigir mais 20 a 30 milhões de metros quadrados de instalações para distribuição até 2030, um aumento substancial de 40 a 60% face aos espaços de armazenagem existentes atualmente nas regiões que acolhem esses portos, as quais registaram um fluxo anual de cerca de 500 000 TEU em 2012.
A dimensão dos navios porta-contentores continua a evoluir, estando atualmente em serviço navios com capacidade de 18 000 TEU. Estes navios de maior dimensão canalizarão o grosso das cargas para um número restrito de portos de referência, uma vez que apenas 20 Portos marítimos na Europa oferecem atualmente as acessibilidades náuticas necessárias e a capacidade de descarga que esses navios exigem, conclui o estudo.
Alexandra Tornow, Research de Industrial & Logística, EMEA, da Jones Lang LaSalle, sublinha que “há uma competitividade cada vez maior entre os portos marítimos para atrair ou reter as empresas de navios ou os proprietários das cargas. Cada vez mais, a vantagem competitiva dos Portos é definida pelo acesso a navios de maior dimensão a par de uma conectividade multimodal com terra mais eficiente, permitindo uma armazenagem e distribuição da carga mais eficientes, além de um crescimento económico nas zonas diretamente ligadas aos portos”.