Mais de oito em cada 10 grandes empresas (83%) considera que a Open Innovation (prática de colaborar com entidades externas para cocriar novo valor) é um fator crítico de sucesso para alcançarem as metas de sustentabilidade estabelecidas.
De acordo com o último estudo do Research Institute da Capgemini intitulado ‘The Power of Open Minds – How open innovation offers benefits for all’, mais de dois terços (68%) só começaram a explorar a Open Innovation aplicada à sustentabilidade nos últimos dois anos.
As empresas que adotaram e impulsionaram esta prática já estão a obter benefícios – 63% afirmaram ter alcançado melhorias significativas nos indicadores de sustentabilidade ambiental e 55% nos indicadores de sustentabilidade social.
O relatório revela ainda que 71% das empresas inquiridas revelaram que planeiam aumentar o seu investimento em práticas de Open Innovation nos próximos dois anos, enquanto 28% adiantaram que pretendem manter o seu atual nível de investimento.
“À medida que as empresas fazem a transição para uma economia mais digital e sustentável, adotar e impulsionar uma cultura de Open Innovation revela-se como um fator cada vez mais crítico para ser bem-sucedido,” afirma Pascal Brier, Chief Innovation Officer da Capgemini.
Metodologia
No âmbito deste estudo, o Research Institute da Capgemini inquiriu 2 000 gestores seniores (diretores ou nível superior) de 1 000 grandes empresas (com receitas anuais de mais de mil milhões de dólares cada) que têm iniciativas de Open Innovation em curso. Foram inquiridos dois responsáveis de cada empresa – um de uma função de inovação (ou equivalente) e outro de uma função de negócio (incluindo I&D/desenvolvimento de produtos, estratégia, marketing, tecnologia/TI, cadeia de abastecimento, sustentabilidade, operações e vendas).