A Voltalia foi distinguida como uma das empresas mais bem classificadas do seu setor relativamente a uma “gestão responsável” dos riscos ESG e devido ao seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.
A distinção é proveniente da agência de ratings de sustentabilidade Sustainalytics, que divulgou a lista “Global 50” (Global 50 Top Rated).
De acordo com o comunicado de imprensa, com uma pontuação ESG (Environmental, Social and Governance) de 15, a Voltalia fixou-se entre as 6% melhores empresas do setor de “Utilidades”, ocupando a 34.ª posição num universo de 644 empresas.
Já no subsetor das energias renováveis, a Voltalia ficou no 14.º lugar, entre 88 empresas.
“Esta distinção da Sustainalytics confirma a relevância dos nossos compromissos para com a responsabilidade social e ambiental. É um reconhecimento do empenho das nossas equipas na integração dos critérios ESG no centro do nosso modelo de negócio e da nossa estratégia de crescimento”, afirma Robert Klein, CEO da Voltalia.
A metodologia da Sustainalytics avalia a exposição de uma empresa aos riscos ESG e a sua capacidade de os gerir eficazmente, sendo que uma pontuação mais baixa reflete um melhor desempenho na mitigação desses riscos.
Segundo a comunicação, a empresa do setor das energias renováveis sublinha ainda ter como objetivo, até 2030, reduzir em 35% a intensidade carbónica (kgCO₂/MW, âmbito 3) das centrais solares detidas, priorizando a aquisição de painéis solares com baixo teor de carbono.
Já até 2027, pretende evitar mais de 4 milhões de toneladas de CO2, garantir que 100% da capacidade em construção tenha um Plano de Envolvimento das Partes Interessadas (SEP) alinhado com as normas do IFC (Grupo Banco Mundial) e assegurar que 50% da capacidade solar em operação esteja localizada em terrenos de co utilização e solos melhorados, combinando energia solar com outras atividades humanas ou ocupando terrenos com baixa biodiversidade e reduzido potencial agrícola ou económico.