A Feira do Desperdício é a nova plataforma criada pelo Clube de Produtores Continente (CPC) para combater o desperdício alimentar na produção. O mote é “Nada se perde, tudo se transforma”.
Segundo o explicado, este lançamento é para utilização exclusiva dos membros e parceiros do CPC, sendo que a Feira do Desperdício é lançada com a missão de facilitar parcerias entre os produtores, a indústria, o retalho e a investigação, criando, assim, a possibilidade de dar uma segunda vida aos excedentes gerados pela produção de alimentos.
Ao juntar a oferta e a procura num único local, a Feira do Desperdício põe em contacto potenciais interessados e impulsiona a inovação de produtos e processos.
“Com a Feira do Desperdício, o Clube de Produtores Continente pretende promover a economia circular e reduzir o desperdício alimentar na produção, tal como definido na nossa “Declaração para a Sustentabilidade”, baseada em 11 princípios e diversas iniciativas. A Feira do Desperdício facilita a troca de informação entre fornecedores e tem como grande missão gerar valor para todos os intervenientes”, afirma Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente.
A “Declaração para a Sustentabilidade” do CPC, que conta atualmente com 267 membros, está alinhada com o 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU (produção e consumo sustentáveis), com a estratégia europeia “do Prado ao Prato” (sistema alimentar justo, saudável e respeitador do ambiente), e com o Roteiro para Neutralidade Carbónica 2050.