Através da implementação de medidas de ecoeficiência, a Sonae Sierra revela ter poupado 15 milhões de euros em 2020.
A empresa revela, em comunicado, que a sua gestão sustentável já permitiu, face a 2002, reduzir o consumo de eletricidade em 66% e aumentar a percentagem de reciclagem de resíduos em 223%. Já desde 2003, a Sonae Sierra reduziu o consumo de água em 32% e, desde 2005, reduziu as suas emissões de CO2 em 84%.
A partir deste ano, a estratégia de sustentabilidade na Sonae Sierra vai passar a focar-se em duas prioridades: Ambiente urbano resiliente – garantir as necessidades humanas e de negócio das cidades do futuro; Colaboradores seguros, saudáveis e envolvidos – garantir uma força de trabalho diversa, inclusiva e comprometida.
A Diretora de Sustentabilidade da Sonae Sierra, Elsa Monteiro, explica: “A estratégia de sustentabilidade da empresa evoluiu. Mantém-se no centro da estratégia de negócio, tal como o propósito de desenvolver soluções que criem valor partilhado para a empresa, o ambiente e a sociedade, mas amplia o foco no espaço urbano mais abrangente, e não especificamente em retalho imobiliário. Por outro lado, alarga também a ambição para os seus colaboradores, passando a incluir nas suas prioridades a igualdade de género e a retenção de talento, a par do que já vinha sendo implementado para a segurança, saúde e motivação dos colaboradores.
“A empresa pretende também aumentar a consciencialização dos colaboradores, clientes, parceiros e demais stakeholders para a necessidade de se unir esforços para responder às alterações climáticas, definindo o objetivo de neutralidade carbónica para 2040, antecipando em 10 anos a meta da Comissão Europeia”, acrescentou.