A empresa portuguesa Energie foi distinguida com o MENA (Midle East and North Africa) Green Building Awards, pelo sistema de painéis solares termodinâmicos que instalou no hotel de cinco estrelas Radisson Blu Deira Creek, no Dubai, revela a empresa, em comunicado. O prémio, atribuído pelo Emirates Green Building Council, distingue organizações e projetos que demonstrem excelência em construção verde e eficiência energética no Médio Oriente e Norte da África.
Os sistemas de painéis solares venceram na categoria Retrofit Project of the Year, pelos resultados obtidos ao nível da eficiência energética e da sustentabilidade ambiental.
O projeto teve início em agosto do ano passado. O hotel, explica Luís Rocha, ceo da Energie,” produzia água quente sanitária através de uma caldeira a diesel, com um elevado custo operacional e ambiental”. A caldeira foi substituída por 80 painéis solares termodinâmicos, que permitiram “reduzir 82 por cento nos custos de operação e 83 por cento na pegada de carbono”, revela.
Os MENA Green Building Awards são atribuídos todos os anos, desde 2013, mas esta é a primeira vez que uma empresa portuguesa sai vencedora, anuncia a empresa, em comunicado.
Para além dos Emirados Árabes Unidos, a Energie exporta para mais cerca de 50 países e é responsável pela eficiência energética de vários edifícios, desde a cadeia McDonald’s em Espanha e Itália, passando pelo Ministério da Indústria Espanhola ou o Vaticano, onde estão instalados quatro sistemas de 500 litros para a Guarda Suíça.