Economia Circular

Conheça o projeto pioneiro de rega de campos de golfe com água reciclada em Óbidos

Conheça o projeto pioneiro de rega de campos de golfe com água reciclada em Óbidos iStock

21 hectares do campo do West Cliffs Ocean and Golf Resort, em Óbidos, passaram a ser regados com água reciclada, proveniente da Fábrica de Água do Casalito, em resultado de uma parceria entre a Águas do Tejo Atlântico e a Priority Goal, proprietária do empreendimento.

De acordo com a comunicação no site da Câmara Municipal de Óbidos, o projeto, licenciado pela Agência Portuguesa de Ambiente e pioneiro a nível nacional, vai permitir utilizar diariamente cerca de 570 metros cúbicos de água reciclada na rega do campo de golfe do empreendimento.

“O reaproveitamento da chamada água+ (água reciclada), após os devidos tratamentos, permite criar uma fonte alternativa para utilização em atividades não potáveis, como a rega de espaços verdes, lavagem de ruas e outros usos urbanos e industriais”, explica a comunicação do município.

“A água é um recurso escasso e em Óbidos, além da ativação do território e da marca, temos antecipado um conjunto de cenários, pois gostamos de estar um passo à frente. Resolvida esta questão da rega com água reciclada, temos dois problemas, com as lamas das ETAR e os biorresíduos, que queremos transformar numa oportunidade”, referiu Filipe Daniel, presidente do município de Óbidos.

Na sessão de apresentação do projeto, Nuno Brôco, presidente do Conselho de Administração da Águas do Tejo Atlântico, frisou que dos 200 milhões de metros cúbicos de água residual tratados pela empresa “apenas 2% têm uma segunda vida”, sendo que, 60% “vão diretamente para o mar ou para o rio”.

“Este processo foi longo, pois a ETAR do Casalinho foi construída em 2004, mas valeu a pena, pois extravasa o número de metros cúbicos que vamos poupar”, sublinhou o responsável.

Também presente na cerimónia, Carmona Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da Águas de Portugal, destacou o papel da autarquia neste processo. “Felicito a Câmara de Óbidos por este pioneirismo. O ambiente agradece e a sociedade também”, afirmou o antigo ministro e ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever