A Agência de Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) atribuiu o estatuto PIN de potencial de interesse nacional ao projeto de produção de hidrogénio renovável VVR Green, localizado em Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, do promotor e produtor internacional de hidrogénio renovável DH2 Energy.
De acordo com o comunicado de imprensa, este é um dos poucos projetos de produção de hidrogénio renovável em Portugal que detém o estatuto PIN.
A comunicação também explica que o estatuto de potencial de interesse nacional “potencia o licenciamento acelerado de projetos considerados de especial interesse devido a fatores económicos e ao seu impacto positivo em Portugal, com o qual é agilizada a tramitação do projeto”.
A iniciativa VVR Green da DH2 Energy consiste numa central de produção de hidrogénio renovável em fase avançada de desenvolvimento, com autoconsumo e ligação à rede.
Segundo a nota de imprensa, na primeira fase, a central terá uma capacidade de eletrólise de 35 MW e um bloco fotovoltaico de 49 MWp, com a antecipação de uma produção que ascenderá a cerca de 1.650 toneladas de hidrogénio renovável por ano.
Posteriormente, a comunicação avança que está prevista uma expansão para 75 MW de eletrólise e 100 MWp de energia fotovoltaica.
“Estamos muito satisfeitos e gratos pelo reconhecimento que advém da atribuição do estatuto de Potencial de Interesse Nacional ao projeto VVR Green da DH2 Energy. Esta iniciativa contribuirá para a descarbonização e revitalização da atividade económica da região”, afirmou o Diretor da DH2 Energy Portugal, Nuno Gonçalves.
A DH2 Energy é uma empresa sediada em Madrid, Espanha, que se dedica ao desenvolvimento de centrais de hidrogénio renovável de grande escala a partir da eletrólise da água e da produção de ‘hidrogénio verde’ e seus derivados, que conta com uma filial em Portugal e uma equipa para o mercado português.