Descarbonização

UE investe quase 3 mil milhões de euros em projetos energéticos

UE investe quase 3 mil milhões de euros em projetos energéticos iStock

A União Europeia (UE) anunciou que investiu 2,967 mil milhões de euros através do Fundo de Modernização para apoiar 39 projetos energéticos em dez Estados-Membros.

De acordo com a comunicação, estes investimentos vão apoiar a modernização dos sistemas energéticos, reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) nos setores da energia, da indústria e dos transportes, ao mesmo tempo, melhoram a eficiência energética.

“Este é o maior desembolso até à data através do Fundo de Modernização”, refere o comunicado de imprensa, adiantando que este investimento eleva a despesa total para os 12,65 mil milhões de euros desde janeiro de 2021.

Segundo a nota de imprensa, estes investimentos apoiam os Estados-Membros a cumprir as suas metas climáticas e energéticas e contribuem para o objetivo a longo prazo da UE de alcançar a neutralidade climática até 2050.

Desta forma, os Estados-Membros que vão beneficiar do primeiro desembolso de 2024 são: Bulgária (65,2 milhões de euros), Croácia (52 milhões de euros), Chéquia (835,2 milhões de euros), Estónia (24,1 milhões de euros), Hungria (76,8 milhões de euros), Letónia (26,8 milhões de euros), Lituânia (59 milhões de euros), Polónia (697,5 milhões de euros), Roménia (1,095 milhões de euros) e Eslováquia (35 milhões de euros).

“Os projetos hoje apoiados centram-se na produção de eletricidade renovável, na utilização e implantação de fontes de energia renováveis, na modernização das redes energéticas e na eficiência energética”, explica o comunicado.

A nota de imprensa dá ainda alguns exemplos de propostas que receberam o financiamento agora anunciado, tais como, a implementação de capacidade fotovoltaica e de armazenamento de energia para prestadores de serviços públicos de água na Croácia; o apoio a agregados familiares para a aquisição e instalação de novos sistemas fotovoltaicos na Chéquia; a melhoraria da eficiência energética e a promoção da utilização de energias renováveis ​​em edifícios do setor público na Estónia e a modernização da infraestrutura de carregamento de transportes pesados ​​na Polónia.

O Fundo de Modernização visa apoiar treze Estados-Membros com rendimentos mais baixos na sua transição para a neutralidade climática. Os Estados-Membros beneficiários são a Bulgária, a Croácia, a Chéquia, a Estónia, a Hungria, a Letónia, a Lituânia, a Polónia, a Roménia e a Eslováquia, bem como a Grécia, Portugal e a Eslovénia.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever