Descarbonização

Joe Biden anuncia planos para mitigar efeitos da “emergência climática”

Joe Biden anuncia planos para mitigar efeitos da “emergência climática”

O presidente norte-americano Joe Biden anunciou a expansão de programais federais para ajudar os norte-americanos a lidar com o calor extremo causado pelas alterações climáticas. De acordo com o The New York Times, as medidas foram vistas pelos democratas como insuficientes, pedindo ações executivas mais fortes, e Joe Biden não declarou a situação como emergência nacional como alguns esperavam.

A decisão surge num momento em que a legislação climática não foi aprovada no Senado americano, devido a um voto do senador democrata Joe Manchin III, do estado da Virgínia Ocidental. Aliado a isso, em junho, o supremo tribunal dos Estados Unidos limitou a autoridade da Agência de Proteção Ambiental para regular a poluição de centrais energéticas.

Entre as medidas anunciadas está a alocação de 2,3 mil milhões de dólares para ajudar comunidades, particularmente as desfavorecidas, a construir estruturas e programas para enfrentar ondas de calor, tempestades, incêndios e inundações.

Joe Biden anunciou ainda a expansão do apoio existente para pagamento de aquecimento domiciliar no inverno que agora passará a ser também utilizado para ajudar no pagamento do arrefecimento no verão.

Finalmente, o Departamento do Interior foi instruído a ‘abrir a porta’ ao desenvolvimento de eólicas offshore no Golfo do México.