Um material para uma janela ‘inteligente’ que controla a transmissão de calor sem bloquear as paisagens pode ajudar os edifícios serem mais eficientes energeticamente. O material para vidro comutável que opera com um interruptor foi desenvolvido por uma equipa internacional liderada por investigadores da Nanyang Technological University, Singapore (NTU Singapore).
Em comunicado, a universidade explica que o material bloqueia a radiação infravermelhos, o maior componente da luz solar que emite calor. De acordo com testes experimentais, a invenção pode bloquear até 70% da radiação permitindo, ao mesmo tempo, que até 90% da luz visível continue a passar.
“O material também é cerca de 30% mais eficaz na regulação do calor do que as janelas de vidro comutável disponíveis de forma comercial e é mais barato de fazer devido à sua durabilidade”, avança ainda a NTU Singapore.
De forma a melhorar o desempenho da sua tecnologia, a equipa da NTU, num trabalho separado, criou um sistema que ajuda a controlar o calor do ambiente externo.
“Com a capacidade de controlar tanto o calor infravermelho do sol como o calor do ambiente externo que passa pela janela, esperamos que esta tecnologia seja particularmente útil em climas temperados, pois os ocupantes do edifício podem usá-lo para regular a perda ou para deixar entrar calor com base nas necessidades resultantes das mudanças de estação do ano, enquanto ainda desfruta de grande parte da vista”, disse o primeiro autor do estudo, Ronn Goei.
Futuramente, os investigadores esperam levar a invenção para o mercado, tendo apostado numa parceria com a fabricante de vidro iGlass Asia Pacific para mais testes. Ao mesmo tempo, esperam incorporar a janela inteligente nos seus projetos para melhorar a sua capacidade de segurança e sustentabilidade.
A equipa internacional de investigação inclui cientistas da Hebrew University of Jerusalem (HUJ), em Israel, no âmbito do Singapore-HUJ Alliance for Research and Enterprise (SHARE) da Singapore’s National Research Foundation.