Consumo Ético

75% dos portugueses considera que sabe pouco sobre o que come

“Sabe o que anda a comer?” 75% dos portugueses considera que pouco

A maioria dos portugueses (75%) sabe pouco sobre as origens dos produtos que comem, os processos de fabrico e o impacto ambiental que têm no planeta. A conclusão é de um estudo de mercado realizado pela A Padaria Portuguesa, em parceria com a Netsonda, sobre os hábitos de alimentação dos portugueses.

As principais conclusões do estudo, elaborado no âmbito da campanha de reposicionamento d´A Padaria Portuguesa, são que 71% dos portugueses querem saber mais sobre os alimentos que consomem por três motivos: porque querem ter uma alimentação mais saudável (81%), consumir produtos de melhor qualidade (73%) e contribuir para um consumo mais sustentável (71%).

“Quisemos fazer este estudo de mercado porque queremos contribuir para a alteração de hábitos de consumo dos portugueses. Queremos ser transparentes com os nossos clientes e oferecer-lhes opções variadas, saudáveis e que contribuem para a economia circular”, refere a diretora de marketing d’A Padaria Portuguesa, Rita Neto.

Outras conclusões

  • Os portugueses comem em média 5 pães e meio fora de casa, por semana, mas quase metade (46%) não sabe qual é a farinha que estes levam;
  • 70% dos portugueses inquiridos não sabem o que é farinha de moleiro e 81% desconhecem os benefícios que a farinha de moleiro traz para a sua saúde;
  • Os portugueses bebem em média 8 cafés por semana, mas que 65% desconhecem a sua origem;
  • 66% dos inquiridos não sabem o que é café orgânico e 73% não conhecem os seus benefícios;
  • 84% dos portugueses não sabem exatamente o impacto ambiental daquilo que comem e mais de metade não sabe o que é a economia circular.
  • Quase metade dos portugueses inquiridos neste estudo não sabe de onde vêm os ingredientes dos produtos que consomem, mas 5 em cada 6 consideram importante serem de origem nacional;
  • 83% dos portugueses preferiam que os produtos de padaria e pastelaria fossem feitos manualmente, mas 80% não sabem como são feitos os produtos de padaria e pastelaria que consomem.

Ficha técnica do estudo

Foi realizado um estudo quantitativo através da aplicação de um questionário online junto do painel Netsonda.  A amostra é representativa da população portuguesa com 16 a 55 anos, que consuma pequeno-almoço/almoço/snacks em cafés/padarias/pastelarias (todos dos entrevistados consumiram pequeno-almoço, almoço ou snacks em cafés/padarias/pastelarias nos últimos 12 meses).

Foram realizadas um total de 500 entrevistas online (esta dimensão amostral corresponde a uma margem de erro de +/- 4,38%), sendo que a recolha de informação decorreu entre os dias 11 e 18 de abril de 2022.