94% dos portugueses concordam com a ideia de que os veículos elétricos são ecológicos e que não causam resíduos poluentes no ambiente citadino, um valor superior à média europeia (89%). A conclusão é do mais recente estudo Observador Cetelem Automóvel, que revela que logo a seguir aos portugueses, os chineses e os turcos são quem mais concorda com esta afirmação.
Confrontados com a possibilidade de a utilização massiva de veículos elétricos nas zonas urbanas permitir reduzir significativamente a poluição (partículas finas, óxidos de azoto, entre outros), a grande maioria dos portugueses (94%) parece concordar com a ideia.
“Ainda que estas respostas pareçam óbvias, a maioria dos inquiridos sublinha que a inocuidade ambiental global dos veículos elétricos depende do modo de produção da eletricidade. Na verdade, para 88% do número total de inquiridos, a produção e o tratamento de baterias usadas é um problema ambiental grave, com especial destaque para as respostas de Itália (93%), mas também de Portugal (91%). Quanto à questão ambiental resultante do tratamento das baterias usadas, é um facto que a generalidade dos países inquiridos apresenta valores muito altos salientando a gravidade do tema. Ainda assim, japoneses (81%) e belgas (84%) são os países com maior percentagem de condutores a sentir-se mais tranquilos com o tema”, revela o estudo.
A produção, a utilização e a desconstrução dos elétricos em termos de emissões de gases com efeitos de estufa é, para 34% dos inquiridos, inferior ao de um veículo de combustão, para 16% equivalem ao de um veículo de combustão, para 14% superior é ao de um veículo de combustão e para os restantes 36% depende do modo como é produzida a eletricidade que vai carregar a bateria e do modo como as baterias são montadas e recicladas. Os inquiridos do México (52%) e da Espanha (51%) são os que mais afirmam que as emissões de gases dos veículos elétricos são menores face às de um veículo de combustão. Em sentido oposto, na Alemanha e na Noruega a perceção é exatamente oposta, com 29% e 23% dos inquiridos a afirmar que as emissões de gases de um veículo elétrico são superiores às de um veículo de combustão. No caso de Portugal, 11% dos inquiridos acham que um veículo elétrico emite Gases de Efeito de Estufa a níveis superiores aos de um veículo de combustão; para 9% são equivalentes; 38% considera que a emissão de GEE é inferior à dos veículos a combustão e 42% lembra que esse balanço só pode ser feito de acordo com a forma como é produzida a eletricidade que vai carregar a bateria e de que modo as baterias são montadas e recicladas.