Transportes

As cinco ‘chaves’ da mobilidade sustentável que marcaram 2021

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O site Intertraffic compilou o conjunto de alterações produzidas na mobilidade individual em 2021 que nos aproximaram dos patamares da mobilidade sustentável.

Com o setor dos transportes e da mobilidade a representar a segunda maior área de despesa das famílias europeias, com os transportes a representarem um quarto das emissões de gases com efeito de estufa na Europa, o objetivo de uma redução de 90% nas emissões neste âmbito, até 2050, precisa de passos acelerados.

O Pacto Ecológico europeu trará, certamente, alterações significativas sobre como olhamos para a mobilidade, mas com muita da atividade logística a dar passos para se tornar mais verde, estas foram as iniciativas, defendidas pelo Intertraffic, como chaves para a mudança da mobilidade pessoal em 2021.

1 – Micromobilidade – “O ano de 2021 também mostrou um crescimento noutros modos de micromobilidade para além da bicicleta. As e-scooters [trotinetes] foram um deles. O teste de e-scooter da Transport for London, que começou em junho de 2021, com opções de micromobilidade compartilhadas da Tier, Lime e Dott, foi visto em alguns círculos de transporte como um passo significativo para uma implementação abrangente num futuro próximo.”

2 – Transporte Multimodal e Mobilidade como Serviço – MaaS – “A Mobilidade como Serviço pode aumentar a conscientização e o uso de modos modais mais sustentáveis. Principalmente no primeiro e último quilómetros. Graças à ascensão da micromobilidade, a última etapa da viagem não só não é um problema, como agora pode ser a melhor parte. Trata-se de perguntar o que as pessoas querem escolher, não impor-lhes restrições. Afinal, a forma como construímos um mundo sem carros não se baseia apenas em elementos racionais. precisamos de coisas bonitas, divertidas.”

3 – Cidades de 15 minutos – “Em 2050, quase 70% das pessoas deverão viver em áreas urbanas. Na maioria das cidades modernas, o espaço é projetado para permitir um fluxo de tráfego rápido, especialmente voltado para o carro. Grande parte do espaço público é ocupado por estradas que levam você rapidamente de A a B. Infelizmente, as pessoas perdem muito tempo nos engarrafamentos da cidade. O papel das cidades é reconhecidamente decisivo numa mudança de paradigma, uma vez que as áreas urbanas são responsáveis ​​por 70% das emissões. Com a expectativa de crescimento de nossas cidades, alguns especialistas concordam que um novo planejamento urbano é necessário para melhorar a qualidade de vida e salvar o meio ambiente”

4 – Mobilidade partilhada – “O número  de viagens de e-hailing [chamar um meio de transporte via aplicação ou dispositivo móvel] quase triplicou em quatro anos e o número de viagens de micromobilidade mais que duplicou num ano. O mercado de e-hailing corresponde a mais de 90% dos gastos dos consumidores em mobilidade compartilhada globalmente. Os investimentos no mercado de partilha de carros, de aproximadamente US 3 biliões de dólares, são pequenos em comparação com os investimentos em e-hailing. O número de viagens de partilha de carros permaneceu relativamente baixo e o número de passeios de scooter elétrica aumentou exponencialmente.”

 5 – Mobilidade inclusiva – “A região metropolitana de Manchester pretende tornar-se a primeira ‘Região Amiga do Idoso’ do Reino Unido. Aqui, os maiores de 75 anos têm 2,3 vezes mais probabilidades de serem menos ativos do que os indivíduos dos 16 aos 25 anos, e, ao combater as desigualdades e as barreiras psicossociais à mobilidade ativa entre os idosos, Manchester procura reverter essa tendência. De Roterdão a Ravenna, as autoridades locais estão a dar prioridade à experiência pedestre enquanto transformam a caminhada como o meio de transporte mais óbvio, agradável e seguro para viagens curtas – para todas as faixas etária”

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