Com o mundo no seu todo em transição acelerada rumo ao futuro, muitas das questões relacionadas com as cidades começam a ser ponderadas de outros ângulos. Num ranking elaborado pela Juniper Research, Xangai foi distinguida como a líder do ranking de cidades inteligentes.
De acordo com a imprensa internacional, a maior cidade da China foi a melhor classificada numa avaliação que inclui aspetos como transporte e infraestrutura, energia e iluminação, gestão de cidades e tecnologia e conectividade urbana. Seul, Barcelona, Pequim e Nova Iorque foram as seguintes classificadas.
O ponto central desta classificação distintiva está relacionado com vários aspetos, mas a consultora distinguiu particularmente o Citizen Cloud de Xangai como um ponto único para mais de 1.000 serviços diferentes para os moradores da cidade.
“Muitas cidades implementaram tecnologia e dados para ajudar as autoridades locais a reduzir o impacto ambiental e o uso de energia”, disse o coautor do relatório, Mike Bainbridge. “As principais cidades no nosso ranking estão a encontrar formas inovadoras de alavancar essa tecnologia para oferecer benefícios observáveis também para seus cidadãos”, acrescentou.
Além de nomear as principais smart cities do mundo, a pesquisa descreveu as cidades inteligentes como apresentando uma oportunidade de 70 mil milhões de dólares em termos de gastos até 2026, o que representa um aumento de 35 mil milhões face a 2021.