Branded Content

Autoconsumo solar reforça projeto de pesca sustentável na ArtesanalPesca

Autoconsumo solar reforça projeto de pesca sustentável na ArtesanalPesca

A ArtesanalPesca instalou em parceria com a Helexia, autoconsumo solar através de uma central fotovoltaica em cobertura e de um carport solar no estacionamento. Desta forma, a energia limpa produzida permite alimentar o processo produtivo da cooperativa de armadores de Sesimbra.

A ArtesanalPesca instalou em parceria com a Helexia, autoconsumo solar através de uma central fotovoltaica em cobertura e de um carport solar no estacionamento. Desta forma, a energia limpa produzida permite alimentar o processo produtivo da cooperativa de armadores de Sesimbra.
A ArtesanalPesca é uma cooperativa de armadores criada com o objetivo de valorizar os produtos do mar, capturados pelos pescadores artesanais de Sesimbra.
Mantendo os métodos tradicionais de captura como pilar fundamental da sua diferenciação, a cooperativa tem 80 funcionários e agrega ainda cerca de 400 pescadores em embarcações associadas.
Detém 66% da captura do peixe-espada preto, 27% da quota de cavala e 11% da captura de carapau apanhado em Portugal. Exporta 40% da sua produção e tem um volume de negócios de 20 milhões de euros anuais.

Para esta cooperativa, a refrigeração e congelação são grandes consumidores de energia, pois é requerido frio constante para manter o fresco e a qualidade do pescado.
A central fotovoltaica com uma potência de 551 kWp vai produzir anualmente 778 MWh de energia limpa e evitar a emissão de 365 t de CO2, por ano.
Parte da central está implementada em sistema de carport que oferece proteção e sombra aos veículos dos colaboradores que ali trabalham e visitantes.
Com esta implementação a cooperativa vai garantir cerca de 24% das necessidades de energia que este processo produtivo refrigerado exige. Isto traz poupança na fatura de energia, maior independência da rede elétrica e menos emissões de CO2.

Ciente da importância das alterações climáticas e das oportunidades da sustentabilidade como estratégia empresarial, a ArtesanalPesca escolheu a Helexia para este projeto, que para além da implementação técnica também financiou o projeto num valor aproximado de 500K€.
Com a implementação da central fotovoltaica, a ArtesanalPesca reforça o seu caminho sustentável.

Os benefícios

  • Produção de energia limpa.
  • Redução da fatura energética em 24% e menor dependência da rede elétrica.
  • Redução de emissões de CO2 em 365 t/ano.
  • Investimento da Helexia em 500k€, permite à ArtesanalPesca manter o foco no seu core business.
  • Conforto e proteção de colaboradores e visitantes no parque de estacionamento.
  • Valorização dos ativos imobiliários.

 

A ArtesanalPesca

A ArtesanalPesca marca a diferença em dois pontos chave – na forma como captura o pescado, através da pesca artesanal – e através de um comércio justo. A Artesanalpesca comercializa diretamente o pescado capturado pelos barcos dos seus associados. A união e centralização das suas capturas permite um posicionamento no mercado, uma escala e segurança na defesa dos armadores e pescadores, que de outra forma seria difícil obter.
A implementação esta estratégia representou uma revolução no sector da pesca nacional e possibilitou uma forma mais justa e sustentável de comercialização do pescado. Comprar peixe à ArtesanalPesca equivale a adquirir peixe diretamente ao pescador.

As vantagem do investimento da Helexia

As vantagens de escolher a Helexia para fazer este investimento são várias.

    1. Permite ao cliente manter o seu capital alocado aos investimentos estratégicos no seu negócio core.
    2. Risco partilhado: Ao fazer este investimento a Helexia está a apostar no negócio do seu cliente.
    3. Manutenção premium da central de forma a obter os maiores rácios de produção de energia.
    4. Redução dos custos com energia e da dependência à rede.
    5. Permite ter preços estáveis de energia durante o período do contrato e usufruir de energia a um valor mais competitivo que os valores praticados no mercado.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever