É uma tendência transversal a vários setores de atividade: a eliminação de práticas pouco sustentáveis e que prejudiquem o ambiente tem sido a aposta de várias empresas nos últimos anos e é cada vez mais importante.
A publicação online Supply Chain Digital explica que no que diz respeito às cadeias de abastecimento, não há por onde fugir. A sustentabilidade ambiental deve estar no centro das estratégias corporativas. Saiba porquê.
Cadeias de abastecimento são responsáveis pela maior parte das emissões
Se procura reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e ser ‘mais verde’, uma das primeiras coisas que deve fazer é olhar para a sua cadeia de abastecimento. Como explica a publicação, as emissões de camiões e de outros meios de transporte representam uma grande porção da pegada ecológica das empresas e devem ser os primeiros a mudar para uma estratégia mais ‘verde’.
Os seus concorrentes também o estão a fazer
Ninguém gosta de ficar para trás, e se os seus concorrentes já começaram a pensar nisso, não há razão nenhuma para que não o faça também. “Muitos negócios, especialmente os maiores, estão a dedicar tempo e recursos à redução de emissões, removendo químicos tóxicos e reduzindo o impacto das suas cadeias de abastecimento”, explica.
Permite poupar e ajudar a salvar o planeta
A adoção de uma estratégia mais sustentável tem também o potencial de ajudar a sua empresa a reduzir custos. E se isso não for incentivo suficiente, pense que estará a salvar o planeta de uma catástrofe ambiental.
Os seus clientes dão valor
Apesar de a maioria dos seus clientes poderem não estar alerta para as complexidades da cadeia de abastecimento do seu negócio, muitos deles estão certamente despertos para questões ambientais. Se mostrar que é uma empresa ‘verde’ e preocupada com a sustentabilidade do planeta, o negócio também irá beneficiar.